Coisa incrível essa tal de memória olfativa

Neste último sábado fui visitar novamente a Livraria Cultura, depois de um bom tempo. O saldo da brincadeira foram os livros O design brasileiro de tipos digitais, de Ricardo Esteves, 1984, de George Orwell, O professor e o louco, de Simon Winchester, e A linguagem das coisas, de Deyan Sudjic. E foi este último que me inspirou para escrever este post.

Este livro é impresso pela RR Donnelley sobre papel Couché Magno Satin 150g/m². Não sei se é por causa do papel, tinta ou cola, só sei que o cheiro dele é o mesmo dos livros da série New Interchange, com os quais comecei a aprender inglês quando eu tinha uns 12 anos (eu acho). Mas o mais interessante é que esse cheiro na verdade me lembra especificamente das ilustrações de Randy Jones (não confundir com Randy Jones, caubói do Village People). Engraçado pensar que até ilustração tem cheiro…

Exercício do livro Interchange ilustrador por Randy Jones

Ilustração de Randy Jones para livro da série New Interchange.

Ilustração de Randy Jones para livro da série New Interchange.

Créditos das ilustrações: (c) Randy Jones.
Exercício extraído do livro Interchange Third Edition, de Jack C. Richards com Jonathan Hull, Susan Proctor & Charles Shields. (c) Cambridge University Press 2008.