Type Design com Fabio Haag 2/5

O segundo encontro do curso de type design com o Fabio Haag foi bastante produtivo! Nessa aula começamos a vetorizar nossas fontes no Fontlab. Já nas primeiras letras que vetorizei pude ver algumas coisas para mudar, começando por deixar a letra “o” levemente mais larga e quadrada (mas bem pouca coisa mesmo). Depois eu vi que, apesar de ter gostado do “a” que eu desenhei, ele estava muito arredondado. Remetendo aos conceitos já definidos, isso estava pouco inovador mas cativante demais. Pra trazer a letra mais pra esse último conceito, resolvi deixar a parte de cima do bojo reta. Outro ajuste importante sugerido pelo Fabio, foi deixar a barra do “e” completamente na horizontal, já que a inclinação que eu havia desenhado no início é característica das tipografias em estilo antigo, o que acaba sendo indesejável em uma fonte com caráter inovador.

Primeira vetorização da fonte, antes e depois de alguns ajustes.

Primeira vetorização da fonte, antes e depois de alguns ajustes.

Outra dúvida foi o formato do pingo do “i”. Eu não queria fazer um pingo redondo nem quadrado pois são muito comuns para a proposta dessa fonte. Então, duas outras opções foram levantadas: um pingo hexagonal, sugerido pelo Fabio, ou um pingo losangular, que acabei escolhendo.

Opções de pingos da letra "i"

Opções de pingos da letra "i"

Durante a semana eu continuei desenhando mais alguns caracteres. A intenção era levar toda as minúsculas na aula de hoje, mas não consegui trabalhar o quanto eu gostaria. Mesmo assim, já consegui escrever a palavra “hamburgefonts” e imprimir pra ter uma ideia de como está ficando.

Primeiro teste impresso da fonte

Primeiro teste impresso da fonte

Uma ideia sobre “Type Design com Fabio Haag 2/5

  1. Pingback: Type Design com Fabio Haag 3/5 | Blog de Henrique Beier

Os comentários estão fechados.