Type Design com Fabio Haag 4/5

Publico este post com atraso de uma semana. Meu plano era publicar cada post na semana logo depois da aula, mas outros projetos entraram com maior prioridade e o blog ficou em segundo plano. A maior parte do post já estava escrita, então não vou reinventar a roda e reescrever tudo. Então, a seguir, o post que deveria ter sido publicado na semana passada.

Devo dizer que o desafio está aumentando cada vez mais. Cheguei no ponto em que comecei a desenhar as letras maiúsculas e meio que travei. O problema delas é que, como eu já tenho todas as minúsculas que funcionam entre si, as maiúsculas precisam funcionar entre si e também com as minúsculas. E eu ainda tive uma certa dificuldade para julgar se estava seguindo o caminho certo com poucas letras. Mas, depois de consultar a ordem de desenho sugerida por Karen Cheng em seu livro Designing Type, e também acertar o peso e contraste das maiúsculas, tudo fluiu muito mais rápido.

Em linhas gerais, a caixa alta da fonte deve ter os traços levemente mais pesados e proporção das letras levemente mais estreitas que a caixa baixa. Os traços mais pesados compensam a altura maior dos caracteres e também servem para dar uma levíssima ênfase no início das frases, o que é desejável e até facilita a leitura. Porém, a diferença de peso deve ser mínima! Já a proporção mais estreita permite que as minúsculas e maiúsculas tenham larguras mais parecidas e torna viável a composição de textos em caixa alta por não ocuparem tanto espaço na linha. Resumindo, não adianta pegar a letra minúscula e aumentar para a altura da maiúscula que não vai funcionar.

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As letras A, E e G com suas versões minúsculas

Depois de passar por algumas dificuldades para definir as larguras dos traços e letras, consultei no livro Designing Type quais são os caracteres básicos das maiúsculas: O e E. O caractere O vai definir todas as curvas das maiúsculas, enquanto que o E define as espessuras de traço e principalmente o formato das terminações. Tendo o E, com operações simples eu consigo desenvolver o F, H, I, L e T. Esse é o lado bom da caixa alta. As letras não variam tanto em forma, pois muitas delas usam a mesma estrutura.

Caracteres derivados do O e do E

Caracteres derivados do O e do E

Tive uma semana muito cheia e não consegui trabalhar na fonte em casa. Ainda faltam 11 caracteres maiúsculos mas, para poder fazer um teste da fonte em um texto, comecei a desenhar a pontuação. Por enquanto só desenhei o ponto e a vírgula. Os dois caracteres são baseados no pingo do i, apenas um pouquinho maiores. E logo na primeira impressão, o Fabio me apontou que a vírgula estava muito tímida e poderia ser confundida com um ponto, em especial em tamanhos pequenos. Com base nisso, repensei esse caractere. Notei também que ele estava muito caligráfico (apesar de eu ter tirado a forma da descendente do j). Optei então por uma forma mais reta, mais coerente com a proposta de uma fonte sem serifa cativante e inovadora.

Testes do ponto e de diferentes variações da vírgula.

Testes do ponto e de diferentes variações da vírgula.

E por enquanto é isso. No próximo post falarei sobre o último encontro do curso e o resultado da empreitada.

2 ideias sobre “Type Design com Fabio Haag 4/5

  1. Alan Correa

    Henrique, estava procurando algo a mais sobre o processo de construir um tipo, como é feito desde o ínicio, etc. Acabei encontrando seu site.

    Cara, parabéns pelo trabalho e por compartilhar tudo isso.
    Estou aguardando o tópico final dessa empreitada.

    Novamente, parabéns.

    Abraço.

    1. Henrique Beier Autor do post

      Muito obrigado, Alan!
      O objetivo dessa série de post era exatamente essa, expôr um pouco do processo de criação para aqueles que têm interesse no assunto mas que tem dúvidas sobre onde começar. Fico feliz que esteja servindo ao seu propósito!
      Quanto à última parte, estou terminando de escrever ela e devo publicar nos próximos dias. Mas já aviso que esse próximo post não será o último sobre a fonte que comecei a desenhar, já que ainda tenho muito trabalho pela frente e não pretendo parar de documentar o meu progresso.
      E qualquer comentário é muito bem-vindo!
      Abraço!

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